Um breve guia para remodelar a cozinha
Sim, é possível fazer uma remodelação na cozinha de uma forma fácil. Basta que siga estes conselhos!
Para alguns, é a remodelação que deixa mais entusiamo na casa. Para outros, é um verdadeiro pesadelo. Mas com estas dicas, você terá a cozinha que melhor se adapta ao seu estilo e às suas necessidades sem cometer erros básicos comuns.
A cozinha é um espaço que deve oferecer (acima de tudo) funcionalidade, já que em muitas casas geralmente pode ser o centro do dia a dia, mas sem deixar atraente e refletir a nossa personalidade.
E como obter uma cozinha prática, funcional, atraente e elegante?
Embora possa não parecer, pode ser muito simples. Antes de tudo, e como em todas as remodelações grandes ou pequenas, precisamos planear o espaço para criar harmonia. Também como ponto chave, é a escolha dos materiais que nos oferecerão a durabilidade que procuramos em toda a cozinha, e por último, devemos adicionar pequenos toques de funcionalidade ao desenho final. Mas vamos por partes.
- Planificar
Vamos passo a passo. Para planificar a sua remodelação da cozinha, pegue numa folha e numa caneta, e vamos passar todas as instalações existentes para o fólio para poder tirar o máximo de partido deste espaço com os elementos que dispomos. Não se esqueça de apontar os pilares, vigas, tomadas elétricas, instalações de água que não possa ou queira modificar.
Pinte por zonas os espaços que dedicará as três funções de uma cozinha: armazenamento, preparação e cozinhar, e crie o chamado “triângulo de trabalho”, colocando cada uma de estas zonas nas pontas (normalmente frigorifico, bancada e fogão ou vitroceramica).
Se costuma tomar o pequeno almoço na cozinha, não se esqueça de apontar o espaço que necessita de acordo com o número de pessoas que comem neste espaço.
Tenha em conta que existem algumas distâncias e medidas que são recomendadas. Por exemplo, colocar o lava loiças junto à maquina de lavar para encurtar trajectos. Também deve pensar na acessibilidade dos armários para armazenagem, onde deve ter em mente a segurança: não coloque armários muito altos que exijam usar um banco ou uma escada para alcançar utensilios que estejam no seu interior. A altura recomendada destes é de aproximadamente de 1,40 cm do chão ou de acordo com a altura das pessoas que vivam no espaço.
- Materiais
É hora de escolher os materiais para as distintas zonas da cozinha. Escolha queles que ofereçam mais resistência às altas temperaturas ou riscos, e que sejam mais fáceis de limpar, tais como movéis polilaminados, lacados ou de madeira. Sim, leu bem. Não descarte a madeira na cozinha, pois embora rqueira mais manutenção, oferece uma alta durabilidade além do toque acolhedor que apresenta na sua cozinha.
Para a bancada, escolha um bom material sem esquecer a frente da cozinha: escolha materiais que possam ser facilmente limpos e não sejam porosos! Nada de mármore natural, por mais bonito que seja. Para a frente da cozinha, uma chapa de metal com efeito desgastado, azuleijos ou até o Zellige, que está ao virar da esquina. Se quiser ter uma cozinha de revista, estes são os melhores materiais!
- Funcionalidade
Lamentamos, mas os móveis pré-fabricados não serão a primeira opção para uma cozinha funcional. Pense em soluções personalizadas, pois é a melhor maneira de tirar proveito do tamanho do espaço. Mas se você não deseja gastar muito e ainda tem falta de metros na sua cozinha para guardar os utensílios de todas as cozinhas, adquira acessórios e instalações que o ajudarão você a aproveitar todos os cantos da sua nova cozinha.