Como influencia a iluminação na decoração

Como influencia a iluminação na decoração

Alguma vez entrou num quarto, e se deu conta como é bom estar ai? Algumas divisões parecem ter uma atmosfera relaxante e de fato ajudam a aproveitar mais o espaço. A isto chamamos o impacto da iluminação.

Nos estabelecimentos comerciais sabem como usar a iluminação da melhor maneira possível. Podemos ver isso em locais como joalherias, onde usam uma luz mais forte e focada para acentuar as características das jóias. Ou nos restaurantes, onde se utiliza a luz ambiente, como candeeiros e velas nas mesas, para criar uma atmosfera mais romântica.
Portanto, cada tipo de divisão e ocasião, tem sempre associada um tipo de iluminação que já é considerado um elemento muito importante quando nos referimos à decoração.

TRÊS TIPOS DE ILUMINAÇÃO PARA CONSEGUIR UMA DECORAÇÃO PERFEITA

Existem várias formas de iluminar a sua casa, desde criar um ambiente com uma iluminação geral, até proporcionar luz para a realização de determinadas tarefas ou para realçar uma obra de arte. Os designers chamam isto de “estratificação”.
Ao juntar estes três pontos de iluminação é quando se cria aquele efeito mágico que se pode alcançar com a iluminação:
– A iluminação de ambiente, que inclui a luz solar, deve iluminar todas as áreas do interior de maneira uniforme. Para isso, pode usar downlights ou painéis LED.
– A iluminação funcional é usada para iluminar uma área específica, como um canto de leitura, área de cozinha, um escritório, casa de banho ou local de costura. Aposte nos candeeiros, abajures, candeeiros de mesa ou nos downlights cob.
– A iluminação de realce é usada para criar ambiente, acentuar uma característica esteticamente agradável ou afastar a atenção de áreas menos atraentes. As fitas de LED, candeeiros de parede ou candeeiros de montagem à superfície serão seus melhores aliados.

Obviamente, em muitos casos não é possível ter iluminação natural, por isso o melhor é optar por uma iluminação artificial de qualidade como a oferecida pela tecnologia LED.
Este tipo de tecnologia tem tido um crescimento estrondoso já que é bastante ajustável, tecnológico e contribui ainda para a redução da fatura de luz.

O QUE DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AO ILUMINAR SUA CASA

Ao planear a iluminação de uma divisão, pense no tipos de coisas que vão ocorrer. Os especialistas em iluminação recomendam fazer um plano que inclua a localização das janelas, portas e móveis. Se, por exemplo, precisar de um abajur para um espaço de leitura, uma secretária ou um armário, deve incluí-lo no plano.
Além disso, ao definir os espaços, também deve levar em consideração para onde a sombra será projetada. Na casa de banho, podem ser colocadas duas lâmpadas LED de cada lado do espelho para iluminar de maneira uniforme e não criar sombras.
Os especialistas em decoração também recomendam ter em conta o tamanho da sala. Se uma candeeiro pendurado for muito pequeno, não criará um ambiente muito bom. Um candeeiro de mesa muito grande irá ocupar muito espaço.

ATENÇÃO E CUIDADO COM A TEMPERATURA DA COR AO ILUMINAR SUA CASA

Se já reparou, nas fotografias sempre têm diferentes ambientes, dos mais quentes aos mais naturais. Isso se deve à temperatura da cor das lâmpadas. Dependendo do ambiente e do que será feito nele, uma cor mais quente ou mais fria ajudará a conseguir a decoração e o ambiente perfeitos.